70 x 7: quando o sempre parece ser demais para nós.



Fiz uma lista, outro dia, colocando numa folha de papel tudo o que eu acho difícil na vida. Confesso, com toda a sinceridade, que ela ficou bem maior do que eu imaginava. Há tantas coisas na existência de um mortal  que machucam, que pesam, que doem...
E, sem dúvida, uma das coisas difíceis entre as mais difíceis é perdoar. Perdoar de verdade. Não apenas com os lábios, mas do fundo do coração. Perdoar por inteiro e não com restrições: "Perdoo, mas não esqueço... perdoo, mas já não confio em você"...
Quando se trata dos outros, que estão com o coração ferido, com a alma magoada, é fácil aconselhar: "Não ligue... passe por cima... esqueça...perdoe...". Mas, quando somos  nós as vítimas, quando os nossos calos foram pisados, quando é o nosso amor próprio que foi atingido, o problema muda de feição e temos dificuldade de perdoar.
São Pedro perguntou para Cristo: "Quantas vezes devo perdoar... umas sete vezes?" A resposta do Mestre veio pronta; "Sete vezes setenta". Trocando isso em miúdos, na linguagem do Evangelho, perdoar sete vezes setenta significa: perdoar sempre. E sempre, as vezes é demais para nós.
Além do Evangelho, a própria natureza nos ensina a perdoar. Existe uma árvore chamada sândalo. Dizem que o sândalo tem um coração tão nobre e generoso, que chega a perfumar o próprio machado que o fere, que o derruba. Quem dera eu fosse assim!



.





.

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Boa tarde!
    É verdade!
    Penso que perdoar é divino! Quem somos nós para perdoarmos alguém!Podemos sim, "balancear" erros.O mal que nos fez!
    Vim agradecer sua participação em meu blog!E pelo belo comentário!
    Muito feliz e honrado!
    Muito obrigado!
    Boa semana!
    beijos carinhosos!

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre ouço esta frase do "perdôo, mas não esqueço". Porra... Se não esqueceu é porque não perdoou e para esquecer só se batermos a cabeça muito forte.
    Eu vejo o perdão como algo que "deixei pra lá" e me afasto. O que quero dizer com isto, que eu posso até perdoar, contanto, não quero mais conviver com tal pessoa, visto que isto atrapalharia no perdão, nossa mente não é bloqueada, ficar visualizando quem nos fez mal na vida o tempo inteiro é óbvio que vai mexer conosco sempre.
    Melhor relevar, se colocar acima destas coisas, se afastar e deixar que o tempo alivie ou traga de vez o esquecimento.
    Estou seguindo.

    http://escritoslisergicos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra frase que me marcou muito foi: "Perdoar não é esquecer. É lembrar sem sentir dor". Enquanto doer, enquanto a ferida não curar não perdoaremos de verdade. E enquanto não conseguimos isso, o melhor é mesmo tentar relevar, se afastar do que nos faz mal e deixar o tempo aliviar...

      Excluir
  4. Nossa Marcia que lindo!! Vi vc no grupo do facebook e vim conferir, realmente é muito dificil perdoar, mas devemos, não por eles e sim por nós, eu já fui muito machucada, magoada, ferida mortalmente, mais soube perdoar, não foi facil e nem me agradou de inicio, as magoas ficam isso posso lhe dizer com certeza, mas o coração fica leve, sem dor, só a magoa persiste!!
    Apezar de tudo que já me fizeram e não foram coisas leves, eu os perdoei, hoje sigo minha vida adiante, sem olhar pra trás, sigo em frente, em busca de vitorias que sei que me aguardam!!

    http://www.artesdosanjos.com.br/

    PS: Errei o endereço do meu Blog, por isso exclui e comentei de novo, perdoa vai!? rsrsrsrs... bjs =D

    ResponderExcluir
  5. Perdoar é tão dificil...acho que as vezes é melhor ser culpado do que portador do perdão !

    Beijoe obrigado pela visita !

    ResponderExcluir
  6. Oi querida,

    Gostei tanto do seu texto que voltei para reler.

    Parabéns! Ah, obrigada pela visita

    Beijos.

    Lu

    ResponderExcluir
  7. Passando pra desejar um sábado iluminado e repleto de bênçãos! Tem selo e brincadeira esperando por você! Vem! Tô te esperando!Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post. É realmente tudo verdade e achei interessantíssimo o detalhe do sândalo.
    Tenho é medo de fazer uma lista dessas... melhor nem começar :)
    Muito obrigado pela sua visita. Até a próxima ;*

    ResponderExcluir
  9. Este texto precisa ser expandido. Apenas isso.

    ResponderExcluir



Topo