Há muitos anos nas estrelas.




Esta é Sylvia Orthof. Se você nunca ouviu falar dela, não se sinta culpado. Parece que nosso país tem o dom de esquecer seus gênios e, consequentemente, não propagar seus feitos às novas gerações. 

Sylvia é autora de livros infantis, mas que encantam igualmente jovens e adultos e foi graças a ela eu descobri a leitura como uma atividade prezerosa ainda na infância. Foi com ela também minha primeira "decepção literária". Mas, deixa eu explicar isso... 
Quando ganhei minha primeira coleção de livros infantis, não fiquei tão animada assim, porque o que eu queria mesmo era uma Barbie grávida (sim, podem rir). A coleçãozinha ficou meio que à toa, até que eu decidi pegar um dos livrinhos pra folhear. Lembro do primeiro conto de Ana Maria Machado que li: Beijos Mágicos. Como a historinha foi legal, de vez em quando eu voltava na caixinha e pegava outro livrinho, foi aí que me deparei com  “Zoiúdo, o monstrinho que bebia colírio”. Achei o título engraçado e fui ler o livro. Fiquei encantada pela  criatura que era somente um par de olhos e pela forma que a história era contada. Sem perceber, pegar aqueles livrinhos antes de dormir tinha virado um hábito.  

Depois de um tempo,  percebi que as histórias que eu mais gostava de ler, as que me encantavam mais eram da escritas pela mesma pessoa: Sylvia Orthof.  Então, comecei a prestar atenção naquelas pequenas caixas informativas, geralmente  na parte de trás do livro, que fala sobre o autor e  vi que no dia faleceu em 24/07/1997. Na época eu tinha dez anos e isso tinha ocorrido há quatro anos atrás. Eu fiquei tão triste de pensar que ela não poderia mais escrever, não sabia explicar o que eu sentia naquele momento, mas eu fiquei realmente triste.
Já  faz quase faz quase quinze  anos que ela junto coma Fada Fofa, foi conhecer as estrelas. E eu me pus a procurar todos os seus livros. Queria muito que ela ainda estivesse aqui,  pra continuar me fazendo rir  com suas histórias fantásticas, cheias de bom-humor e criatividade. 


Expresso aqui minha paixão e admiração por essa mulher que fez  minha infância mais feliz e me fez descobrir a delícia da leitura. Obrigada, Sylvia!




15 comentários:

  1. Olá!Boa tarde!
    Ah!Já tinha ouvido falar sim!Não,com a sua riqueza de detalhes!
    Bela homenagem! Afinal, quem gosta de literatura, normalmente, começou lendo a Infantil.
    Obrigado pelo carinho de sempre!
    Bom final de semana!
    beijos carinhosos!

    ResponderExcluir
  2. Eu, como uma boa professora, claro que conheço... inclusive fiz uma postagem, ano passado, indicando um livro dela que gosto muito, Maria Vai com as outras!

    Ótima postagem!!

    bjks JoicySorciere => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcia, se teu país tem o "dom" de esquecer seus gênios, me perdoa pois eu estou em Portugal é bem pior saber, mas fiquei conhecendo agora.. rsrrsr

    Amei teu blog e estou aqui!!! Tb na tua página do face!

    bj e bom carnaval :)

    ResponderExcluir
  4. Eu raramente li livros infantis e, portanto, admito aqui a minha ignorância. Não conheço quase nada de autores infantis. Eu já comecei minhas leituras com Machado de Assis, Shakespeare, Edgar Allan Poe... Isto porque meu pai me incentivava a leitura e eu acabei lendo o que ele lia.

    ResponderExcluir
  5. Mais uma que faz parte do time dos que não conheciam Sylvia Orthof. Mas agora isso mudou. rs
    Linda a sua homenagem!

    Adorei o blog! Já estou seguindo e convido você a conhecer e seguir o sook também.

    BjO

    http://the-sook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Seu blog é lindo, para você ter ideia, a primeira coisa que me venho a mente é: Cheiro de carinho...
    Não escrevi o conto pensando na música, mas me apaixonei tão perdidamente pelo toque dela que resolvi compartilhar, a letra em si eu já acho linda e nessa versão para piano, pensa, amei!
    E obrigado!
    Me senti culpada agora por não conhecer as obras de Sylvia Orthof, infelizmente o Brasil é rico, mas o povo brasileiro é pobre, pobre de cultura e conhecimento sobre a grandeza de seus autores, esses tempos parei para procurar compositores de música erudita brasileira, e achei um, que nossa, elevou minha alma com as suas músicas...
    Mas bem, vou procurar, nem que seja pela internet alguns de seus livros *-*

    Bjs!

    http://avidadealguemanormal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Que vergonha, porque eu realmente nunca ouvi falar dela, nem li nada, muito infelizmente, mas espero agora conhecê-la melhor. Muito obrigada por isso.

    Já estou seguindo aqui. Parabéns pelo blog.

    Beijos. http://tudotemrefrao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Acho muito bacana essa atitude de homenagear autores que são/estão quase desconhecidos.
    Faz com que a gente perceba quanto lixo literário tem por aí...


    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, muito bacana seu blog!
    eu nunca ouvi falar dela, mais vou procurar saber agora!
    estou seguindo aqui, me segue lá tbm ^^

    ResponderExcluir
  10. Acabo de descubrir tu blog, me ha encantado, te sigo! te invito al mío y si te gusta te espero como seguidora :) tengo SORTEO!muak
    http://imagenshopper.com

    ResponderExcluir
  11. Florzinha, tem um meme pra vc nesse link:

    http://marianapenna.blogspot.com/2012/03/meme.html

    Sei que toma tempo, portando fique a vontade para participar.

    Bjãoooo!!

    ResponderExcluir
  12. Caramba, que homenagem massa!
    Tenho certeza que, se ela estivesse viva e visse esse post, teria orgulho de você.
    Até mais ;*

    ResponderExcluir
  13. oii, lindo blog.

    Parabéns!!!

    Segue??? Sigo de volta com
    muito carinho :)

    Bjo

    http://meuryss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

  14. Vim cá, lê o seu blogue. Eu, tenho um. Muito simples, sem cores e sem nuances. Estou lhe convidando a visitar-me, e se possível, Seguirmos juntos por eles. Estarei lhe esperando lá, afinal o que importa é a Amizade que fazemos e as publicações que expomos.
    Eu te Convido a vir Aqui


    www.josemariacosta.com

    ResponderExcluir



Topo